Teclado ABNT2 no Mac (sim, funciona!)

abnt_mac

Uma dúvida cruel que permeia os andarilhos do Windows é a de não poderem utilizar um teclado ABNT2 num Mac. Como diz um amigo meu, para os macmaníacos isso nunca foi um problema, pois eles não se sentem incomodados com este pequenino empecilho face aos inúmeros benefícios de se utilizar um Mac (credibilidade, estabilidade e estética, para não dizer outras qualidades).

Eu mesmo sempre contestei essa suposição de que não era possível ter um teclado ABNT2 funcionando corretamente num computador da Apple. E como prova disso, após uma pesquisa – não muito extensa – sobre o assunto, encontrei dois arquivos que precisam ser divulgados (leia-se LAYOUTS DE TECLADO).

Um é o formato para a língua portuguesa (BR) para um teclado no padrão US-International (serve tanto para os notes como o teclado comum que vem com o Mac). Com ele é possível acentuar e utilizar a famosa “ç” sem qualquer problema (faça download clicando aqui)

O outro é o arquivo da polêmica discussão: ABNT2 no mac (faça download clicando aqui). Tudo funciona. Eu mesmo testei um teclado Windows (eca) no Mac e, cara, it works perflectly.

Portanto, só dá para choramingar agora do fato de que os teclados com ‘ç’ não possuírem a estética preferida, mas logo logo quem sabe….. enquanto isso, problema resolvido!

Saudações!

Edição: Vejam a novidade da Apple Portugal sobre o assunto emTeclado ABNT2 da Apple direto da Fábrica – uma realidade.

PS. Para instalar, basta fazer download dos arquivos e colocá-los na pasta Macintosh HD/LIBRARY/KEYBOARD LAYOUTS (ou Biblioteca/Layouts de Teclado). Dê um restart. Após, abra System Preferences (Preferências de Sistema), vá em International e na aba input menu.  Escolha o teclado instalado e pronto! Se tiver dúvida, veja o vídeo explicativo abaixo.

PS (2). Aproveitem a oportunidade e visitem a nova loja ONLINE da Apple e verifiquem os produtos, no ar desde 06 de outubro deste ano. E aos professores, universitários e demais estudantes, vale conferir a possibilidade de um desconto especial nos produtos Apple (veja aqui).

PS (3). Não me comprometo ou responsabilizo pelos arquivos, pois não são de minha autoria. Download at your own risk.

—–

ATUALIZAÇÃO: a pedidos, lancei no blog uma nova seção para auxílio em dúvidas e sugestão de posts:  Você tem alguma dúvida?

About these ads

108 Respostas para “Teclado ABNT2 no Mac (sim, funciona!)

  1. Jania

    Adorei a sugestão, já estou usando. Obrigada! Contudo, como faço para o usar a interrogação

    • spagbas

      Olá Jania, obrigado pelo seu comentário no spagbas!
      Quanto à sua dúvida, é preciso verificar se instalou a versão do layout de teclado que corresponde ao seu teclado. Existem dois layouts de teclado disponíveis no blog, um para teclado SEM “ç” e outro para teclados COM “ç” (ABNT2). Por favor, verifique qual instalou e assista ao vídeo de instalação (feito sobre o teclado ABNT). Nos meus testes, ambos funcionaram perfeitamente, aliás, a minha busca por um teclado ABNT2 que funcionasse corretamente estava baseada justamente nesta tecla da interrogação.
      Fique à vontade para enviar suas perguntas.
      Saudações, Marcos – spagbas.

      • Antonio Carlos

        Ola. Estou com um teclado provisório de PC, pois o do meu iMac quebrou. Nao achei nenhum layout 100% compativel, norma ABNT2. Este foi o que melhor funcionou, no entando a tecla que fica abaixo da ESC e a que fica ao lado direito da Z estao desconfiguradas… o que pode ser isso?

      • Marcos | Spagbas

        Esse teclado cobre grande parte das funções mas já foi apontado não ser 100%. De qualquer modo, obrigado pelo comentário.

  2. Pingback: Teclado ABNT2 da Apple direto da Fábrica – uma realidade « spagbas

  3. geracaobeta

    Funciona direitinho o ABNT2 no Snow. Só não funciona no Office…;(
    Ou seja, não serve! Na verdade a única tecla q notei que não funciona foi a interrogação (?). Mas, convenhamos, pra escrever sem usá-la vc tem q saber muito bem o q está escrevendo , não é? (!!!!)

    Que coisa, não sei quem culpar a Apple ou a Microsoft. Na verdade, a Apple deveria ter inculido um layout oficial do ABNT2 no sistema. Aí a Microsoft seria obrigada a dar suporte no Office.

    Mas valeu pela dica. Se souber como resolver esse problema, por favor compartilhe.

    • spagbas

      Pois é! Fiz os testes eu mesmo. O problema parece residir no software da Microsoft e não no sistema do Mac, que aceita as modificações do layout to teclado. Talvez neste caso, o ideal é utilizar um outro programa para edição de textos, trocar o teclado para um padrão US-International ou, ainda, aguardar o lançamento do teclado ABNT da própria apple.
      De toda forma, agradeço a visita e as observações. Caso consiga uma modificação disso no futuro, voltarei a informar.

  4. Luciano Menezes

    Boa noite

    Adquiri um Mac Mini e nao existe nas Preferencias do Sistema o link Internacional citado no artigo.
    Tambem nao sei se copiei os arquivos corretos para a pasta pois ao reiniciar apenas aparece tres tipos que podem ser alterados. Como o sistema vem instalado e n’ao tenho muitoconhecimento pe;o ajuda

    Luciano Menezes

    • spagbas

      Prezado Luciano. Por favor, confira os links indicados no vídeo, creio que eles solucionam esta questão para você! Qualquer dúvida, volte a falar e procurarei ajudar onde for possível. Sds!

  5. FUNCIONA COM RESTRIÇÕES AS BARRAS QUE FICÃO AO LADO DO SHIFT NÃO FUNCIONAM E A TECLA DO ANDERLINE TAMBÉM NÃO MAS VALEU ASSIM MESMO.

    • spagbas

      Infelizmente, algumas restrições ao teclado foram encontradas (dependendo do software utilizado no Mac, como o Office 2008).
      Passei a utilizar o Page para edição dos textos, que tem sido bastante agradável (apesar de ter passado a minha vida inteira utilizando o Word). Existe a opção gratuita do BROffice, com inovações a cada ano. Fica a sugestão. Sds!

  6. Joana Jarl

    A minha alegria é infinita se posso falar assim, mas agora escrever é ainda maior!
    Pela primeira vez vou poder escrever o melhor que puder
    E olha que esse está sendo meu primeiro texto, mas que evolução!
    Já coloquei exclamação, logo eu que gosto tanto de usá-lo e falando do ão ou cedilha e o ponto de exclamação???? até fiz questão de repetir.
    E pela primeira vez fui buscar sozinha e achei por aqui….
    Muitissímo obrigada

    Joana

  7. luan

    -Eu gostaria de saber que tecla eu poderia teclar para poder ter a interrogação pois nao sei :S

    • spagbas

      Luan
      A tecla é a própria do ponto de interrogação, elas não mudaram de lugar. Veja se instalou o layout de teclado adequado ao tipo de teclado que está utilizando. Talvez seja este o problema. Qualquer dúvida, volte a entrar em contato. Sds.

      • patricklopesz3m

        Nao consigo colocar ponto de interrogação! Ele é retirado do teclado quando uso o ABNT2. Como resolvo isso¿

        Possuo um MacBook Pro recem comprado agora em 2012

      • Marcos P

        Você conseguiu instalar o layout corretamente? Fez o teste em qual Aplicativo? Veja se os outros comentários podem te ajudar na resposta.

      • Sim spagbas, fiz tudo certo. O ABNT funciona, apenas o interrogacao que nao funciona. Estou testando na internet (Chrome) e no editor de textos que vem com o Macbook (Textedit)

  8. verónica

    Gostaria de parabenizá-lo pelo perfeito tutorial. Acabo de comprar meu mac mini e estou usando teclado, mouse e monitor que já possuía no pc. Facílima a instalação, além de muito agradável a explicação. Um verdadeiro achado!

  9. Rodrigo

    Gostaria de dar parabens pelo tutorial e também fazer a seguinte pergunta:
    vou comprar um mac mini que não vem com teclado, posso instalar direto o abnt2 ou vou necessitar do teclado do mac para executar o processo de instalaçao?

    • spagbas

      Rodrigo
      Obrigado pelo comentário e visita ao spagbas. A princípio, não vejo qualquer problema em instalar o seu mac mini diretamente com o teclado que já possui. Após inicializar o sistema, instale o layout do teclado específico para o seu teclado e faça os testes. Acredito que irá funcionar.
      Se é o seu primeiro mac, logo logo ou vai entrar na fila daqueles que pedem para a Apple lançar um teclado ABNT2 no BR ou vai adquirir um produto da Apple já disponível… (chamada “síndrome do macmaníaco”!).
      Saudações.

  10. Funcionou no meu MacBook! Muito grato!!!

  11. Michel Zalotti

    Comigo não funcionou completamente. Uso o Snow Leopard 10.6.3 e quando coloco o layout abnt2 os acentos funcionam mas as barras \ e / e a interrogação não funcionaram.

    • spagbas

      Michel
      Obrigado pelo comentário. Infelizmente esse problema tem ocorrido com alguns usuários. Tudo vai depender do teclado que vc está utilizando e, além disso, o problema tem aparecido principalmente uso do Office para o Mac. Já no iWork, Mail e outros aplicativos parece que tudo funciona bem. Faça novos testes!
      Sds.

  12. Michel

    Testei os dois layouts funcionaram perfeitamente com todas as teclas inclusive ? mas na versão 10.5.7 e 10.5.8 na versão 10.6.3 esses layouts já não funcionam essas teclas (?/\) É aguardar um layout que funcione no snow leopard 10.6.3 ou superior.

    • spagbas

      Michel, obrigado pelo update.
      Eu não chegue a testar este layout no Snow Leopard, mesmo porque utilzo o teclado da própria Apple, que não é ABNT2.
      De toda forma, acredito que com a expansão da Apple no BR, logo logo teremos teclados e acessórios disponíveis aos usuários brasileiros. O que será muito melhor!
      Sds.

  13. Emanuel

    Em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo excelente e didático tutorial. Embora não tenha havido qualquer problema com “ç” nem tampouco com o “~”, o mesmo não se deu com os acentos agudo e grave. Também tive problema com as aspas e com o sinal “@”. Não obstante, todos os problemas foram resolvidos através do visualizador de caracteres. Por meio desse recurso aprendi rapidamente a posição das teclas correspondentes. Para acessar o visualizador basta clicar no ícone ABNT-2 instalado na barra superior (ícone com a bandeira brasileira redonda) e selecionar a opção. Parabéns pelo tutorial (acompanhei em um outro computador enquanto fazia minhas configurações neste). Parabéns pela didática!

  14. Jayme

    Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Bruno Goulart

    Está funcionando sim como teclado ABNT2, porém, o problema é que algumas teclas estão alteradas. Por exemplo: para digitar interrogação eu tenho que apertar shift+_, fora outros (que são maioria).
    Vou procurar na internet se tem como editar esse arquivo pra fazer funcionar direito.

    Mesmo assim obrigado, adiantou e muito!

    • spagbas

      Olá Bruno.
      Olha, realmente não sei explicar porque para você ficou assim, com “algumas teclas alteradas”. Acredito que seja uma não equivalência com o seu teclado, naturalmente, não pude testar com todos os modelos disponíveis no mercado.
      De qualquer forma, obrigado pelo comentário.
      Sds

  16. Ola amigo, obrigado pelo post, mas infelizmente os links estão quebrados.
    haveria algum outro local para baixar esses arquivos ? Ou pelomenos haveria a possibilidade de enviar por email ?

    Abs e obrigado
    Bruno Alecrim

  17. Danio

    Valeu a dica, funciona direitinho os acentos no teclado do mac, mas não tem o ç no teclado, sempre usei a tecla option+c e digita o ç, mesmo antes dessa dica, como faço para teclar o ç sem apertar a tecla option?

  18. Anderson

    Instalei o progama do mac ox no meu pc sºo que ele não esta reconhecendo algumas teclas do teclado tenho que mudar par o português portugal para que algumas teclas funionem e depois tem que ficar procurando as teclas certas- alguºem conhece algum progama que faz com que o abnt2 funcione como no windows.

  19. Como é que eu faço para usar o ponto de interrogação no meu Mac OS X 10.5.8?
    Já estou à um tempão tentando fazer com que essa tecla funcione no meu teclado comum da microsoft. Esse arquivo que eu baixei aqui nesse site faz com que todas as minhas teclas funcione, menos a tecla que corresponde ao ponto de interrogação. Como é que eu faço para ativar esta tecla? Estou usando o Brasileiro ABNT2!

    • spagbas

      Prezado Luiz. A questão é, você testou com mais de um programa? Infelizmente, se o seu teste foi no Office, a chance da interrogação NÃO funcionar é bastante grande. Ao menos meus testes assim indicaram e, inclusive, já escrevi sobre isso no blog. Sds.

  20. julio

    mtu bom, funcionou perfeitamente.

    é ç ^

  21. Luiz Baja

    Não tenho Mac, mas achei seus comentarios e ensinamentos de grande valia a todos. Gostaria que tivessemos mais pessoas como voce para melhorarmos coletivamente.

    Parabens e obrigado pela ajuda aos portadores do Mac, o qual, baseado nos seus ensinamentos sanaram minhas duvidas.

    • spagbas

      Obrigado pelo seu honesto comentário. O que mais me impressiona (e também me deixa bastante feliz) é que este artigo/post já tem um certo tempo (publicado em Out/2009) e continuamente tem recebido visitas e comentários. Obrigado a todos.

  22. Paula Furlan

    obrigada, salvou minha tese!

  23. Marcos Andrade

    Cara, eu vim aqui só pra te agradecer! Eu tava QUASE comprando aquele teclado original da Apple de R$179,00. Achei seu blog num forum e me salvou! Parabéns! Meu ABNT2 ta funcionando perfeitamente agora! MUITO OBRIGADO! ;-)

    • spagbas

      Que bom que serviu de ajuda. Mas se vale o comentário para o futuro, eu gosto muito do teclado original da Apple, não só pela estética (combinam) mas também pela maciez das teclas, vc se acostuma rápido com o conforto.
      Sds.

  24. Marcelo Affmann

    Galera também estou comentando hoje porque realmente funciona. Acabei de receber meu imac, busquei essa opção do ABNT2 fiz conforme especificado… O teclado que estou usando é um MAXPRINT ABNT2 “Executive” (cód. 60445-1) 107 Teclas, acabei de comprar, 41,00. Quando pluguei pediu para selecionar a primeira tecla depois do SHIFT, pressionei que nesse teclado é a tecla |\ reconheceu como ISO padrão, aceitei, coloquei o arquivo ABNT2 baixado nesse site e reiniciei… Funcionou de cara, alterando apenas para ABNT2. Outro detalhe, está funcionando perfeitamente no OFFICE 2011, Word, etc… Também reparei que aquela tecla com o símbolo do windows, que antes abria o menu INICIAR agora virou a tecla Command automaticamente… Show de bola, tudo ok, OBRIGADÃO e aí vai, rs…
    |\.:;?/~ˆ ` ´ {[}]-_=+)( e funciona até aqueles símbolos da tecla ALT GR como ªº§£¬ heheheehe Obrigado mais uma vez…

  25. Olá uma dúvida, meu imac veio com o snow leopard, semana que vem devo atualizar para o lion, alguém sabe se funciona também no lion? Alguém já testou? Senão vou manter o snow mesmo. Abração…

  26. Bruno

    VLW A DICA, PROCUREI MUITO E AINDA BEM QUE ACHEI SEU BLOG… O ABNT2 FUNCIONOU PERFEITAMENTE… VLW…

  27. Boa tarde!
    Também tive problemas com um teclado ABNT2 (microsoft wireless keyboard 1000) que tendo instalar num Mac mini recém adquirido.
    Segui as instruções constantes do tutorial no youtube, bem como aquelas constantes desse blog e realmente funcionou, à excessão da tecla de interrogação, que não houve meio de configurar.
    Alguma sugestão?
    Muito obrigado e parabéns pelas dicas.

  28. Desculpe-me,
    Reportando-me ao post anterior, quero esclarecer que a interrogação somente não funciona no word.

  29. Gabriel

    No teclado do mac, para colocar interrogação, é só clicar em “alt option” + w . Veja: ?????????

    Abraço

  30. Ronaldo

    Beleza, funcionou quase tudo.
    À esquerda de um teclado da Microsoft(wireless Keyboard 800) duas teclas ficaram invertidas. Ao lado esquerdo do “1″ deveria funcionar aspas e aspas dupla, no entanto funciona contra-barra e pipe. Estas estão invertidas com a tecla ao lado do Z.
    Ronaldo

  31. Ronaldo

    Ops…o meu é o Lion.

  32. Nunca vi nada tão bem explicado e bem feito. Pababéns e muito obrigado!!!

  33. Fabio

    Náo consigo fazer funcionar. O teclado ABNT2 aparece nesse menu no topo de tela, mas esta’ desabilitado. Consigo configurar como teclado formato Portugues, mas ai’ as teclas estao quase todas erradas (mas consigo usar cedilha e acentuacao).

    Sou novo com Mac, recem comprei um Mac Mini, e tudo parece incrivelmente complicado. Perdi uma enormidade de tempo tentando configurar o software de VPN Tunnelblick, e náo funcionou. Nunca levo mais do que poucos minutos para fazer isso no Windows.

    Sem contar que o monitor entra em sleep mesmo quando estou digitando, e nao ‘acorda’ de jeito nenhum. Aconteceu agora, tive que terminar de digitar o comentario no iPhone, via VNC.

    Pelo jeito minha experiencia com a maca vai durar pouco. Ate’ agora tem sido, de longe, o pior computador que ja’ usei, em mais de 20 anos usando computadores.

  34. Fabio

    Consegui!!!!! O ABNT2 que aparecia era outro. Agora apareceu esse com a bandeirinha oval e aparentemente está funcionando perfeitamente.

    Um problema a menos…

    Comprei um adaptador miniDVI -> VGA para ver se pára de acontecer o problema com o monitor, que torna praticamente impossível usar o computador.

  35. Fabio

    Consegui fazer funcionar o Tunnelblick. Agora consigo ´pingar´ o meu computador na empresa. A configuração está gravada em uma pasta dentro da pasta Library do usuário, que fica oculta no OS X Lion. Tem que clicar Option+Ir para que a pasta apareça…

    Mas agora o RDP não funciona.

    E o teclado não funciona tão bem como eu pensava. Algumas teclas não funcionam, e pelos comentários anteriores, o fato de funcionar com alguns programas não significa que vá funcionar com outros.

    Mas o grande problema continua sendo o monitor.

  36. Fabio

    Agora consegui fazer funcionar o RDP!

    Espero que o cabo miniDVI – VGA resolva o problema do monitor.

  37. Muito boa dica, parabéns! Aqui funcionou 100%, e estou usando o Lion. Abraços

  38. Katia

    Funcionou! Adorei! Obrigada.

  39. Funcionou perfeitamente! Acabei de adquirir um Mac Mini Server e comprei o teclado do mac, e veio com esse problema de não ter acentuação!!
    mas agora está resolvido, tenho tudo funcionando nesse teclado porquinho da apple!
    Mesmo 3 anos após a postagem desse video, ele continua sendo útil. Muito bom!

    Abraços!

  40. O que é isso? Um milagre?
    Já tinha pesquisa em inumeros sites para ver se encontrava um layout que encaixasse com o meu MAC Mini + Teclado Microsoft Windows, e não tinha encontrado nada, até chegar aqui, é claro!
    Meu amigo, parabéns pela postagem!

    Já tinha instalado um layout disponível no site superdownloads, mas a maioria das teclas não funcionavam, como “”, ?, @, e o acento agudo estava na tecla “[“.

    Conclusão: Muito obrigadoooo!!

  41. Fagner

    No meu mac funcionou, só a tecla do lado do 1 no canto superior esquerdo que inverteu com a do shift esquerdo, mas isso é o de menos.
    Muito obrigado pela ajuda e parabéns!!!

  42. Filipe Fumaux

    Esse sim funciona perfeito! Está de parabéns!

  43. leo

    putzzzz salvou geral !!!!vou colocar até um “ç” valeu mesmo

  44. Marcos

    Amigo, fiz aquilo que ensinou no video e o teclado nao aparece nas preferencias do sistema, ele nao existe para poder seleciona-lo. O que devo fazer…
    Abracos.

  45. José

    Realmente, já faz anos e esse é o único teclado ABNT2 para o MAC que não dá erro em nada (o do superdownloads não acentua Í maiúsculo, por exemplo, e outras coisas).

  46. Pingback: Precisando usar teclado abnt 2 no macos ? | Desenvolvimento Web

  47. Olá, comprei um Mac Mini a poucos dias, e esse layout foi a salvação para meu teclado abnt2, mas o problema que ocorre, é que em vários momentos ele troca automaticamente para o teclado nativo, mesmo a opção de usar o mesmo layout para todos os programas, estando marcada. O Safari é uma delas…quando vou atualizar meu site(o adm não funciona no chrome, só no Safari), sou obrigado a escrever no chrome ou um editor de texto, copiar e colar. Tem alguma solução ?

    • Marcos P

      Olá. Acredito que no seu caso, como usa um MacMini e, por isso, possui apenas 1 teclado, a solução seria excluir ou desmarcar qualquer outro layout de teclado nas Preferências de Sistema, deixando o layout abnt2 como a única opção. Veja se funciona.

  48. goldenlist

    Prezado Sr. Spagbas. Suas explicações funcionaram perfeitamente e de primeira. Sou iniciante em Mac e achei seu vídeo muito elegante, claro e conciso. Doravante acentuarei no meu velho ABNT2 graças às suas dicas. Obviamente, neófito na filosofia Mac, em breve comprarei um teclado original e abandonarei a velha cartilha Windows, PC e porcarias do tipo. Obrigado e, novamente, muito agradecido. – Carlos Alberto Teixeira

  49. Rodrigo Jesus

    Para usar os acentos tecle (Alt e) para acento agudo,(Alt i) circunflexo,(Alt n)til, e (Alt c) =ç.

  50. Camila

    Muito bom. Funcionou perfeitamente no teclado do meu Mac, que não possui a tecla ç embutida.

  51. Tenho que intercalar entre os teclados, quando quero usar (?) e (@), mas ja me ajudou muito com (ç) e os acentos! Obrigada!

  52. Tomaz

    Olã,

    Para mim n|ao funcionou muito bem. Realmente passei a ter as funç|oes, mas elas est|ao trocadas.
    o acento agudo esta na tecla de conchetes, o til esta no acento agudo, o Ç esta na tecla de dois pontos, o dois ponto e ponto virgula na tecla de interrogacao…

    enfim, consegui obter as funcoes que nao tinha anteriormente, mas ficou tudo bagunçado. Vc sabe o que pode estar acontecendo??

    muito obrigado. att

    Tomaz

  53. Carlos

    O desenvolvedor esqueceu de colocar o ponto de interrogação.
    Spagbas, você diz que há, mas não há ponto de interrogação nesse teclado!
    Você poderia mostrar o teclado (usando a opção “Show KeyBoard Viewer”) para nós vermos onde supostamente está esta interrogação:

    • Marcos | Spagbas

      Sorry, I can’t.

      Ele existe, mas alguns aplicativos possuem problema na função.

      Volto a insistir que não fui eu quem desenvolveu este layout de teclado e portanto não possuo responsabilidade sobre o mesmo. É uma tentativa de auxílio a muitos usuários com tal necessidade e quem tem satisfeito a sua maioria por ser um dos melhores disponíveis.

  54. Sergio Santana

    Tenho um Imac, e ele vem com um teclado sem os numericos. Comprei um teclado da Apple com Numerico, mas os F1, F2, F3 , F4, F5 e etc ficaram errados, existe alguma solução? Grato.

    • Marcos | Spagbas

      Você chegou a instalar algum dos layouts informados aqui? Ou essas teclas não estão funcionando desde a primeira instalação?

      • Sergio Santana

        não instalei nenhum desses layouts.

      • Marcos | Spagbas

        Sérgio. Eu tenho um desses com teclado numérico (e com fio) e utilizava-o para textos em português com o teclado US-International conforme o layout disponível no vídeo que fiz anos atrás. Você pode fazer alguns testes: primeiro alterar o layout do teclado dentro das configurações do seu próprio Mac com os layouts disponíveis pelo sistema; se isso não resolver, a sugestão seria instalar um dos layouts de teclado (não o ABNT) para ver se funciona.
        Sds

  55. Lucas

    Gostaria de saber como faço para a tecla ? funcionar? baixei os dois arquivos como mostra no video, porém a tecla interrogação e as barras não funcionam como faço?

    • Marcos | Spagbas

      Não está funcionando em nenhum dos layouts e em todos os programas?

      • Lucas

        não funciona no word. instalei como mostra no video porém no word não funciona.

      • Thomas Fessel

        sim, tenho o mesmo problema, uso um teclado bem brasileiro e bem windows, que me foi doado, mas no abnt2 (tudo esta certo com exceção de) a interrogação, não funciona. A própria visualização de teclado não exibe a tecla… seria ótimo se houvesse como editar este layout para incluir uma tecla.

  56. Larissa

    Ola! Bom dia! Tenho um MacBook Air, que comprei na Italia e não estou conseguindo colocar o acento agudo no Word. Por favor, vc pode me ajudar com isto? Muito obrigada!

    • Marcos | Spagbas

      Olá
      Eu tenho que revisar se o layout está funcionado para os apps da Microsoft, infelizmente esse era um dos únicos problemas ao utilizar um teclado ABNT2. No entanto, no teclado do Mac com layout US International, deve funcionar sem problema. Siga as instruções do vídeo e acredito que dará certo.

  57. Doutrinador

    Parabéns pelo post cara, me ajudou bastante. Já estava ficando louco aqui. rsrsrs
    Grande abraço.

  58. E aí.

    Fiz a instalação do teclado, mas os atalhos não estão funcionando. Por exemplo para escurecer a tela (f1 e f2), além dos atalhos nos programas, tipo photoshop, não funcionam. Para funcionarem preciso mudar o teclado pro brasil e voltar. Como ativar os atalhos do teclado?

    Outra dúvida, mais a respeito do Safari, há alguma maneira desse “bendito” navegador safado abrir todos os links em nova aba (como é no chrome)? #IHateMac

    • Marcos | Spagbas

      1. Se você odeia, venda ou dê para alguém que precisa.

      2. Você pode instalar o Chrome no seu Mac. E se quiser usar o Safari vá em preferências e configure em ABAS.

      3. Como dito anteriormente, eu não tenho controle sobre o layout do teclado, a ideia foi compartilhar uma solução que havia encontrado anos atrás. Se eventualmente conseguir alterar esse layout, postarei aqui.

      3.1 Teste as teclas F14 e F15 e veja de funcionam com o brilho da tela.

      Desculpe por não ajudar o suficiente. Cada um só faz o que pode.

      • 1 – Não vendo pois não é meu, é do meu trabalho, estou e preciso me adaptar à ferramenta e nem quem comprou sabe ativar isso;
        2 – Não posso instalar o chrome pois a versão é a 10.5 e o Chrome não deixa mais instalar nessa versão. Consegui fazer a configuração do Safari, obrigado;
        3 – Vi aqui nos macs novos que essa configuração vem “presetada”. Obrigado.

  59. Thássia

    Funcionaaaaa perfeitamente!!!!
    Muito bom depois que quebrei meu teclado do iMac!
    Obrigada

  60. Rebeca

    Deu tudo OK! Mas o caps look e o control nao pega!!!!!!!!!!! O que faço????????????????

  61. gabriel

    obrigado era minha dor de cabeça!!! funciona perfeitamente!

  62. Muito obrigado!
    Foi a solução mais fácil e rápida!
    Estou muito satisfeito, você me ajudou muito!!!!!
    Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 2 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: